sábado, 21 de novembro de 2009

Reforma já!

Depois de ver muitas postagens sobre a reforma e pensar bastante sobre o assunto, resolvi postar o que eu penso sobre o assunto, rs.
A um tempo atras, quando comessei a me interessar pelo assunto e pesquisar bastante na internet e en revistas em geral, notei que as igrejas cristas de hoje fugiram muito da reforma e por consequencia disso, da igreja primitiva que tinhamos resgatado um pouco na reforma...
Se a reforma fosse conduzida por uma série de lideres que temos na maioria das igrejas, os cinco solas (cinco verdades caracterizadas pela palavra "somente" para distinguir dos ensinos equivocados do catolicismo romano: somente a Bíblia, somente a graça, somente a fé, somente Cristo e glória somente a Deus) nunca seriam criados...

Sola Scriptura:
Tenho um amigo que trabalha em uma livraria bastante conhecida no meyer, e durante uma conversa, ele me disse que os livros mais procurados ultimamente nas livrarias (evangelicas) sao livros de auto-ajuda e psicologia crista... Esses livros tem tomado o lugar que deveria ser somente da Bíblia. O evangelismo nao é mais conforme a Bíblia e sim conforme outros livros porque dizem que assim ganharao mais almas, e isso tem produzido cristaos doentes!

Solus Christus:
À medida que a fé evangélica se secularizou, seus interesses se confundiram com os da cultura. O resultado é uma perda de valores absolutos, um individualismo permissivo, a substituição da santidade pela integridade, do arrependimento pela recuperação, da verdade pela intuição, da fé pelo sentimento, da providência pelo acaso e da esperança duradoura pela gratificação imediata. Cristo e sua cruz se deslocaram do centro de nossa visão.

"Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.
Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada"

Sola gratia:
A Confiança desmerecida na capacidade humana é um produto da natureza humana decaída. Esta falsa confiança enche hoje o mundo evangélico – desde o evangelho da auto-estima até o evangelho da saúde e da prosperidade, desde aqueles que já transformaram o evangelho num produto vendável e os pecadores em consumidores e aqueles que tratam a fé cristã como verdadeira simplesmente porque funciona. Isso faz calar a doutrina da justificação, a despeito dos compromissos oficiais de nossas igrejas.

A graça de Deus em Cristo não só é necessária como é a única causa eficaz da salvação. Os seres humanos nascem espiritualmente mortos e nem mesmo são capazes de cooperar com a graça regeneradora.
(trecho de http://www.monergismo.com)

Como podemos dizer que somos salvos porque nos santificamos, porque cremos ou porque nos arrependemos se essas coisas vem de Deus e nos é concedida mediante a graça?

A Escritura deixa bem claro que tanto o arrependimento como a fé são dons de Deus e não produtos do livre-arbítrio. Inúmeras passagens provam isso. Paulo escreve aos crentes de Éfeso que nós cremos "segundo a eficácia da força do Seu poder" (Ef 1:19) e por isso pode afirmar "pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus" (Ef 2:8). Também aos filipenses ele escreveu "vos foi concedida a graça... de crerdes nEle" (Fp 1:29). Paulo não está inventando moda, pois Jesus já havia dito que "ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido" (Jo 6:65), derrubando assim a presunção de que é mediante o livre-arbítrio que alguém vai a Cristo.

Semelhante coisa pode ser dita do arrependimento, que não é obra de um livre-arbítrio bem utilizado, mas uma graça concedida pelo Senhor. Lucas registrou na segunda parte de seu livro que "também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida" (At 11:18). Paulo repreende aqueles que desprezam "a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?" (Rm 2:4). Certamente ele diria algo parecido aos que atribuem ao livre-arbítrio o arrepender-se quando "a tristeza segundo Deus" é que "produz arrependimento para a salvação" (2Co 7:10), ficando na "expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade" (2Tm 2:25).

Em conclusão, podemos ainda invocar o testemunho de Tiago de que "toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes" (Tg 1:17) e não da natureza caída do homem.

Sola Fide:
A justificação é somente pela graça, somente por intermédio da fé (que vem de Deus), somente por causa de Cristo.
Mas atualmente tem tido mais valor o dízimo (que nao deixa de ser bíblico, a questao abordada é a prioridade) e a prosperidade do que a fé na verdade (2 Ts 2:13).

Soli Deo Gloria:
Devemos deixar de ldo a preocupaçao em ser conhecido mundialmente, ter verdadeiras igrejas-imperios, ser um "jedi" do meio evangégico e nos voltar verdadeiramente para Ele, “Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória pois a Ele eternamente” (Romanos 11:36)!

Graça e paz!

Um comentário: